Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (m/f) (09-09-16)


 Powered by Max Banner Ads 

Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra


Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para Mestre, no âmbito do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra – BIA-04004 (POCI-01-0145-FEDER-007242), com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020, nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências da Vida, Comunicação de Ciência, ou áreas afins.

Requisitos de admissão: Mestres em áreas das Ciências da Vida, Comunicação de Ciência, ou áreas afins.

Plano de trabalhos: Apoio na gestão e execução de projetos de comunicação e divulgação de ciência, nomeadamente apoio à preparação de conteúdos de divulgação das atividades do Centro de Ecologia Funcional (CFE), gestão e manutenção de comunicação de conteúdos digitais, apoio no contacto com os gabinetes de imprensa da UC e com a imprensa regional e nacional; apoio ao acompanhamento e logística de atividades a desenvolver no CFE.

Regime de Atividade: A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva e é atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro da UC, conforme o disposto no Estatuto do Bolseiro de Investigação, na sua redação atual e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P, na sua redação atual.

Legislação e regulamentação aplicável: a bolsa é atribuída ao abrigo da Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor   http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt

Local de realização da bolsa: Centro de Ecologia Funcional, Departamento de Ciências da Vida, FCTUC.

Duração da bolsa: 12 meses.

Renovação: eventualmente renovável.

Orientação Científica: Prof. Doutor João Carlos Mano Castro Loureiro e Prof. Doutor Rui Godinho Lobo Girão Ribeiro.

Condições Financeiras da Bolsa: A bolsa ascende a € 980 correspondente à remuneração mensal estipulada na tabela FCT http// www.fct.pt/apoios/bolsas/valores. Este subsídio mensal será pago no final do mês, por transferência bancária. (A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais). O valor da bolsa não aumentará ao longo de todo o período da sua duração.

Métodos de seleção: Avaliação Curricular (60%) e Entrevista (40%) aos 3 melhores classificados na Avaliação Curricular.

Critérios de seleção: Na avaliação curricular serão considerados os seguintes critérios:
(i) mérito absoluto do curriculum vitae, tendo por base as habilitações académicas – 35%;
(ii) experiência em atividades de comunicação e divulgação de ciência – 55%;
(iii) carta de motivação – 10%;
Na avaliação curricular, os candidatos serão classificados numa escala de 1 a 20 pontos, sendo a bolsa atribuída ao candidato com maior pontuação.

Será dada preferência a candidatos que demonstrem motivação e possuam experiência prévia em atividades de gestão de ciência e tecnologia, em particular na execução de projetos de comunicação e divulgação de ciência, em produção e comunicação de conteúdos digitais, e que demonstrem alguma experiência no contacto com a imprensa.

Composição do Júri de Seleção:
Prof. Doutor António do Carmo Gouveia;
Prof. Doutor João Carlos Mano Castro Loureiro;
Profª. Doutora Maria Teresa Gonçalves Silva;
Prof. Doutor. Rui Godinho Lobo Girão Ribeiro

Formalização de candidaturas: As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, Certificado de Habilitações (fotocópia), Carta de Motivação. A carta de candidatura deverá ainda conter a referência a dois nomes de Professores/Investigadores a quem possa vir a ser pedida uma carta de recomendação sobre o candidato.

Envio de candidaturas: As candidaturas devem ser enviadas por correio eletrónico para cfe@uc.pt.

Prazo para formalização da candidatura: entre 07/09/2016 e 28/09/2016.

Informações complementares: Os resultados da avaliação serão divulgados até 90 dias úteis a contar da data limite de submissão de candidaturas, através de envio de comunicação aos candidatos, via correio eletrónico. Após a divulgação dos resultados, os candidatos serão notificados para, caso pretendam, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. Findo este prazo, os candidatos selecionados terão que declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data do início efetivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta da declaração dentro do prazo referido equivale a renúncia à bolsa. Em caso de renúncia ou desistência do candidato selecionado, será notificado o candidato imediatamente melhor classificado.

Produtos Sugeridos

Conjunto de 2 Guias de Campo FAPAS da Fauna e Flora de Portugal e Europa

Planalto da Mourela, uma paisagem a preservar – Guia de campo

Anfíbios de Portugal – Guia Fotográfico Quercus

As Libélulas de Portugal

[Se desejar manter-se informado sobre as oportunidades de emprego que surgem diariamente na área do Ambiente e Gestão de Recursos Naturais, siga a página "NaturJobs" que a Naturlink criou no Facebook em http://facebook.com/NaturJobs]

Website Apps