Bolsa de Investigação para Licenciado (m/f) (04-05-16)


 Powered by Max Banner Ads 

Laboratório HERCULES – Universidade de Évora


Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do projeto “MICROTECH-ART-Desenvolvimento de uma Ferramenta Analítica para deteção de Microrganismos que proliferam no Património Cultural, com a referência PTDC/BBB-IMG/0046/2014, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) componente orçamento de Estado, ao abrigo do Concurso ICDT 2014”

Área Científica: Bioquímica
 
Requisitos de admissão: Licenciatura em Bioquímica ou área afim com experiência em aplicações de técnicas de bioquímica/microbiologia aplicadas a objetos de património. Preferentemente com conhecimento e experiencia em técnica de Hibridação Fluorescente In Situ (FISH), microscopia de epifluorescência, microscopia Raman e culturas celulares.

Plano de trabalhos:
Os microrganismos são fatores importantes a ser considerados no processo de deterioração do Património Cultural. Por isso é importante promover um conhecimento mais detalhado destas comunidades e facilitar o desenvolvimento de estratégias de remediação eficazes, reduzindo custos e tempo. O candidato irá otimizar a técnica FISH para a deteção e análise de comunidades microbianas presentes nos bens patrimoniais utilizando sondas universais comerciais. Posteriormente, o candidato participará no desenvolvimento de sondas específicas para alguns microrganismos de particular interesse e irá otimizar a técnica FISH para a sua aplicação in situ e ex situ numa ampla variedade de bens patrimoniais.

Legislação e regulamentação aplicável: A concessão da Bolsa de Investigação será realizada mediante a celebração de um contrato entre a Universidade de Évora e o bolseiro, nos termos do Regulamento de Bolsas de Investigação da Universidade de Évora (Ordem de Serviço nº1/2011), Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei nº40/2004 de 18 de Agosto e Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de Agosto) e regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, sob a orientação científica da Doutora Marina González Pérez e da Professora Doutora Ana Teresa Caldeira.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em junho de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado nos termos do regulamento de bolsas da FCT.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €745 no caso de investigador com licenciatura, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo os pagamentos efetuados mensalmente, através de cheque ou transferência bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: A seleção será efetuada através de avaliação curricular, com base na seguinte ponderação percentual:
a) Experiência como descrito nos “Requisitos de admissão” (máximo de 70 pontos)
b) Adequação da área científica de especialização (máximo 20 pontos)
c) Produção científica (artigos científicos, comunicações orais ou em painel apresentadas em conferências nacionais e internacionais) (máximo de 10 pontos)
Em caso de empate poder-se-á recorrer a entrevista (avaliação curricular: 60%. Entrevista: 40%).

Composição do Júri de Seleção:
Presidente: Doutora Marina González Pérez
1º Vogal – Profª. Doutora Ana Teresa Caldeira
2º Vogal- Prof. Doutor António Pereira
1º Suplente – Prof. Doutor António Candeias
2º Suplente- Profª Maria do Rosário Martins

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida na seleção efetuada pelo júri e afixada em local visível e público do Laboratório HERCULES, Palácio do Vimioso, Évora. Nos termos de direito de audiência prévia dos interessados o projeto de Classificação Final será anunciado por correio eletrónico a todos os interessados.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 2 de Maio de 2016 a 13 de Maio de 2016 e os resultados da seleção serão publicados até 16 de Maio de 2016.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Cópia de documento de identificação, Curriculum Vitae, certificado de habilitações, carta de motivação e outros documentos ou comprovativos considerados relevantes.
As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para:

Doutora Marina González Pérez
Laboratório HERCULES da Universidade de Évora
Palácio do Vimioso
Largo Marquês do Marialva, 8
7000-809 Évora
e-mail: marinagp@uevora.pt

Produtos Sugeridos

Biofilmes – Na Saúde, no Ambiente, na Indústria

Análise Microbiológica de Alimentos e Água: Guia para a Garantia da Qualidade

Biotecnologia – Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Ciência a Brincar 8 – Descobre o Património

[Se desejar manter-se informado sobre as oportunidades de emprego que surgem diariamente na área do Ambiente e Gestão de Recursos Naturais, siga a página "NaturJobs" que a Naturlink criou no Facebook em http://facebook.com/NaturJobs]

Website Apps