Bolsa para Licenciado (m/f) (15-11-17)


 Powered by Max Banner Ads 

Instituto Politécnico de Castelo Branco


Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) bolsa de Licenciado no âmbito do Projecto CLIMRisk – Medidas de adaptação às alterações climáticas na gestão dos riscos naturais e ambientais (CENTRO-01-0145-FEDER-024253), Projectos de Investigação Cientifica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT), cofinanciados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER através Programa Operacional Regional do Centro do PORTUGAL 2020, a decorrer no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Castelo Branco, nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências Florestais

Destinatário: Licenciados nas áreas da Engenharia Florestal, da Engenharia de Proteção Civil, e da Engenharia do Ambiente ou afins (nível 6).

Perfil desejado: Possuir conhecimento e experiência nos seguintes domínios: produção de cartografia de risco de incêndio florestal, Sistemas de Informação Geográfica, e alterações climáticas. Elevado grau de autonomia, forte motivação para trabalho em equipa, disciplinado e rigoroso. Ter viatura própria e disponibilidade para trabalho de campo.

Âmbito do trabalho:
Colaborar no trabalho de campo de levantamento e identificação de zonas de riscos naturais e ambientais.
Desenvolver trabalhos no âmbito da avaliação de riscos naturais e ambientais para a NUTS II Centro.
Integrar os dados geográficos relativos à cartografia de riscos naturais e ambientais na Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE).
Colaborar na organização e participar em sessões de informação sobre boas práticas de adaptação às alterações climáticas.
Preparar material de divulgação de resultados do projeto.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 9 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015
.pdf).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no IPCB, sob a orientação científica do Professor Paulo Alexandre Justo Fernandez, envolvendo deslocações na área de estudo sempre que estas se verifiquem necessárias.

Candidatura: A candidatura deve ser formalizada obrigatoriamente, através de correio eletrónico para palex@ipcb.pt indicando no assunto “Bolsa Projeto CLIMRisk”, acompanhada dos seguintes documentos (em formato pdf):
•    Carta de motivação;
•    Curriculum Vitae detalhado;
•    Cópia (s) do(s) Certificado(s) de Habilitações com discriminação das unidades curriculares realizadas.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 10 meses, com início previsto em 8 de Janeiro de 2018.

Relatório final: O bolseiro deverá elaborar um relatório final, em colaboração com o orientador, explicitando as metodologias e os resultados alcançados. O relatório deve ser entregue em suporte digital.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745,00€ (setecentos e quarenta e cinco euros), conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), a que acresce o valor de 130,00€ de seguro social voluntário e seguro de acidentes pessoais. O pagamento será efetuado mensalmente por transferência bancária.

Métodos de seleção:
Será avaliado o Curriculum Vitae (CV) dos candidatos elegíveis e atribuída uma classificação final (CF) de 0 a 20 valores segundo os seguintes critérios:
1) Habilitação académica: nota final de licenciatura (A);
2) Experiência académica, científica e profissional (B);
3) Conhecimentos específicos (C): risco de incêndio florestal, Sistemas de Informação Geográfica e alterações climáticas.
A nota da classificação final (CF); obtida através da fórmula (CF) = 0,4*A + 0,2*B + 0,4*C.
O júri poderá, se considerar necessário, convocar um ou mais candidatos para uma entrevista, para esclarecimento de aspetos relacionados com o CV.

Composição do Júri de Seleção: as candidaturas serão apreciadas por um júri constituído por:
Presidente – Professor Doutor Paulo Alexandre Justo Fernandez;
Vogal – Professor Doutor Nuno Cláudio da Rocha Meses Pedro;
Vogal – Professor Doutor Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro Quinta-Nova;
Vogal suplente – Professora Doutora Cristina Maria Mendes Andrade;
Vogal suplente – Professora Doutora Sandra de Jesus Martins Mourato.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: O presente edital será tornado público nos sítios http://www.eracareers.pt/index.aspx e http://www.ipcb.pt/esacb/escola-superior-agraria. Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida afixada em local visível e público do IPCB, sendo os candidatos notificados da proposta de decisão através de correio electrónico com recibo de entrega.

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 14 a 24 de Novembro de 2017.

Formalização das candidaturas: As candidaturas deverão ser dirigidas ao Presidente do Júri, obrigatoriamente, através de correio eletrónico para palex@ipcb.pt indicando no assunto “Bolsa Projeto CLIMRisk”.

Documentação a entregar obrigatoriamente:
A candidatura deve ser acompanhada dos seguintes documentos (em formato pdf):
•    Carta de motivação;
•    Curriculum Vitae (CV) detalhado;
•    Cópia (s) do(s) Certificado(s) de Habilitações com discriminação das unidades curriculares realizadas;
•    Documento com a descrição da experiência em produção de cartografia de risco de incêndio florestal. Esta explicação não deve remeter para o CV, devendo antes apresentar todos os factos que comprovem o requerido (e.g., nome de unidades curriculares, títulos de projetos, software utilizado);
•    Documento com a descrição da experiência em sistemas de informação geográfica (não deve exceder uma página A4). Esta explicação não deve remeter para o CV, devendo antes apresentar todos os factos curriculares que comprovem o requerido (e.g., títulos de projetos, software utilizado).

Os candidatos poderão ainda adicionar outros elementos que considerem relevantes para a apreciação das suas candidaturas. Os candidatos que não apresentarem os elementos de candidatura solicitados poderão ser excluídos do concurso.

Produtos Sugeridos

Árvores e Arbustos Florestais – Resinosas

A Cortiça

Doença da Murchidão do Pinheiro – Guia de Campo e de Laboratório

Calendário Rural

[Se desejar manter-se informado sobre as oportunidades de emprego que surgem diariamente na área do Ambiente e Gestão de Recursos Naturais, siga a página "NaturJobs" que a Naturlink criou no Facebook em http://facebook.com/NaturJobs]

Website Apps