Estágios e Teses (04-04-16)


 Powered by Max Banner Ads 

SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves


A SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves é uma organização não governamental com uma vocação científica e missão dirigida à conservação das aves e dos seus habitats com vista ao seu usufruto pelas gerações vindouras. Como organização parceira da BirdLife International em Portugal somos referência ao nível da monitorização e da conservação das aves no país e estamos presentes no continente e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, além de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, e parcerias com diversos outros países.

No nosso trabalho contamos com numerosos projetos de monitorização, gerais para as aves do país (como o Censo de Aves Comuns, que estabelece o Índice de Aves Comuns, ou o Atlas de Aves Nidificantes) ou específicos para aves com estatuto de conservação desfavorável (como o priolo, o fura-bardos, o britango ou o painho-de-monteiro, entre outros). Também nos projetos de conservação, como por exemplo projetos Life+ desenvolvidos pela SPEA, o trabalho científico é de grande importância para os resultados obtidos, havendo uma forte componente de estudos e de integração de estagiários e estudantes, muitas vezes levando à publicação de teses de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento que têm contribuído para a formação de vários cientistas no país e no estrangeiro.

Nesse sentido, vimos divulgar aos estudantes e às universidades e escolas do país uma lista de oportunidades de trabalho científico que pode contribuir para a formação em Ornitologia e outras áreas de investigação. A maior parte das propostas aqui apresentadas constituem oportunidades e ideias que achamos importantes ou prioritárias neste ano de 2016 em termos da importância atual da área de investigação como indicação para os interessados; mas em alguns casos podemos apoiar e orientar os trabalhos propostos, ceder os dados dos nossos projetos para as teses ou até integrá-los em projetos em curso.

Em geral, os nossos projetos oferecem oportunidades de complementar estudos e ações de conservação, com dados consistentes, para um melhor aproveitamento pela parte de estudantes e investigadores.
Convidamos as escolas superiores e as universidades a divulgar estas oportunidades aos seus estudantes, e todos os interessados em realizar trabalho de investigação a considerar os temas propostos e a contactar a SPEA (spea@spea.pt) para o efeito.

A lista de temas que propomos está acessível aqui.

Produtos Sugeridos

Zonas Importantes para as Aves em Portugal

Guia de Campo das Aves de Portugal e Europa

Guarda-rios… o raio azul

A Casa-Ninho: Abrigos para a Fauna Selvagem em Nossa Casa

[Se desejar manter-se informado sobre as oportunidades de emprego que surgem diariamente na área do Ambiente e Gestão de Recursos Naturais, siga a página "NaturJobs" que a Naturlink criou no Facebook em http://facebook.com/NaturJobs]

Website Apps